28/08/2025 09h58 - Atualizado em 28/08/2025 10h00

Corpo de Bombeiros Militar produz Norma Técnica para instalação de Sistemas de Alimentação de Veículos Elétricos no Espírito Santo

Com o objetivo de estabelecer parâmetros mínimos de segurança contra incêndio e controle de riscos em estacionamentos e áreas com pontos de recarga de veículos elétricos, o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) está trabalhando na redação da Norma Técnica que vai orientar a instalação de Sistemas de Alimentação de Veículos Elétricos (SAVE) no Estado.

Este é o segundo passo de um trabalho realizado a muitas mãos, com a contribuição dos Corpos de Bombeiros de todo o Brasil. Nessa terça-feira (26), o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (CNCGBM/LIGABOM) publicou a Diretriz Nacional sobre Ocupações Destinadas a Garagens e Locais com Sistemas de Alimentação de Veículos Elétricos (SAVE).

A diretriz busca orientar, de forma técnica e harmônica, os Corpos de Bombeiros Militares de todo o País, servindo também como referência para a construção civil, indústria automotiva e usuários de veículos elétricos e híbridos. O objetivo é oferecer diretrizes claras e atualizadas, alinhadas às práticas mais avançadas da ciência do fogo.

Com base na Diretriz, cada Estado vai desenvolver e publicar legislação própria para orientar a instalação dos eletropostos, bem como estabelecer as normas de segurança para essas instalações. O Espírito Santo participou da construção da Diretriz, por meio de uma Comissão Estadual de Eletromobilidade e Segurança Contra Incêndios, cujo presidente é o subcomandante-geral do CBMES, coronel Andrison Cosme. 

“Foram anos de análises, estudos, testes, visitas técnicas e debates, que nos permitiram construir uma Diretriz única, que poderá nortear o trabalho dos Corpos de Bombeiros de todo o Brasil. Nosso esforço visa, também, subsidiar entidades e profissionais de construção civil, indústria automotiva, mercado imobiliário, síndicos, instituições acadêmicas, proprietários de veículos e moradores das edificações, para que a eletromobilidade se torne uma realidade segura”, afirmou o coronel Andrison Cosme.

Uma reunião já está marcada para o dia 04 de setembro, oportunidade em que o CBMES vai detalhar a Diretriz nacional e apresentar as sugestões para as normas estaduais às instituições ligadas ao tema. 

Estão convidados o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU); o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA); o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon); o Sindicato Patronal de Condomínios (Sipces); a Associação Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (ADEMI-ES); a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES); a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes); o Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Estado do Espírito Santo (Sindiex); o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES); a Secretaria de Desenvolvimento do Espírito Santo (Sedes) e projetistas de incêndio. 

Entre as normas propostas pela Diretriz Nacional, constam as regras gerais para a instalação de eletropostos, as regras específicas para garagens em áreas externas e orientações para a adequação de edificações já existentes e para novas construções. A ideia é que a Norma Técnica esteja publicada dentro de até 90 dias.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros Militar
Camila Ferreira
sesp.ascom@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI