30/06/2022 11h15

Copas/Sesp participa de oficina com policiais militares em Colatina

Nessa terça-feira (28), servidores da Comissão Permanente de Atenção à Saúde dos Servidores da Segurança Pública, Defesa Social e Justiça no Espírito Santo (Copas/Sesp) estiveram em uma oficina, realizada no SEST SENAT do município de Colatina. A oficina foi ministrada pela professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Adriana Madeira, que também coordena o projeto SOMA-SI, realizado em parceria com a Copas.

workshop foi dirigido aos policiais militares do 8º Batalhão de Polícia Militar. Durante o evento, foram desenvolvidas várias dinâmicas voltadas ao bem-estar, controle de tensões decorrentes de estresse e ansiedade, estratégias de prevenção a enfermidades, entre outras coisas.

Ao final da oficina, o presidente da Copas, professor Pedro Ferro, entregou o título de ‘Amigo da Copas’ ao tenente-coronel Sandro Roberto Campos, comandante do 8º BPM, e o agradeceu pelo apoio.  “O tenente-coronel Campos tem nos apoiado em todos os projetos desenvolvidos pela Copas. Temos certeza de que esse apoio trará resultados importantíssimos em relação ao bem-estar dos policiais militares que compõem o 8º Batalhão. Em nome da Copas, agradecemos pela parceria”, disse o professor.

 

Trabalho iniciado em 2019

O encontro com os servidores de segurança faz parte das medidas voltadas para o bem-estar biopsicossocial que compõem os projetos da Copas. A Copas/Sesp foi instituída em dezembro de 2019, com o intuito de implementar projetos e ações que contribuam efetivamente para a promoção da saúde dos servidores da segurança pública.

O primeiro trabalho realizado pela Copas/Sesp foi iniciado ainda em 2019, intitulado “Diagnóstico das condições de saúde no trabalho e na qualidade de vida das forças de segurança no Estado do Espírito Santo”. Os primeiros resultados foram apresentados em março de 2022 e a pesquisa segue em andamento.

Realizado em parceria com o Núcleo de Pesquisa, Inovação e Planejamento Socioeconômico, o Nupla, da Ufes, o estudo traz um diagnóstico da saúde mental de, aproximadamente, 16 mil membros das forças de segurança, mapeando de forma qualitativa e quantitativa a situação emocional desses indivíduos. O levantamento inclui servidores de Guardas Municipais, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Corpo de Bombeiros Militar (CBMES) e Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).


Texto:
 Assessoria de Comunicação Sesp 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI