16/12/2022 12h16 - Atualizado em 16/12/2022 12h21

Copas/Sesp apresenta resultados de pesquisas sobre saúde dos servidores da Segurança Pública

A equipe da Gerência de Atenção ao Servidor da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (GAS-Sesp) apresentou, na manhã dessa quarta-feira (14), os resultados das pesquisas sobre a saúde dos servidores da Segurança Pública, realizadas em parceria com o Núcleo de Pesquisa, Inovação e Planejamento Socioeconômico da Universidade Federal do Espírito Santo (Nupla/Ufes).

Participaram do encontro os professores Marcelo Fetz, coordenador do NUPLA/Ufes; Adriana Madeira, coordenadora do projeto Soma-Si; Adriana Ilha, do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva;Danilo Bocalini, coordenador do curso de bacharelado em Educação Física e Desportos; e a vice-prefeita do município de Vitória, capitã Estéfane da Silva Franca Ferreira.

Na ocasião, foram apresentados os resultados dos contratos da GAS-Sesp, desenvolvidos ao longo deste ano, e projetadas as ações para 2023, que serão executadas em cooperação com a Universidade Federal do Espírito Santo. A pesquisa-diagnóstico das condições de saúde biopsicosocial dos profissionais da Segurança Pública do Estado, realizada pelo Nupla, abrangeu 3.000 profissionais.

O projeto Soma-Si atendeu 1.545 profissionais da Segurança do Estado e abarcou avaliações bioquímicas, cardiológicas, nutricionais e psicológicas destes servidores. Também foram apresentados os resultados dos cursos de Formação de Multiplicadores em Prevenção ao Suicídio, realizado pelo Instituto de Prevenção, Pesquisas e estudos em Suicídio do Rio de Janeiro (IPPES/RJ), que formou mais de 100 profissionais para serem agentes de prevenção ao suicídio nas forças policiais.

Ainda foram agraciadas com o diploma “Amigos da copas” a vice-prefeita de Vitória, Estéfane da Silva Franca Ferreira, e a professora Adriana Ilha.

“Este encontro foi uma oportunidade de apresentar os resultados obtidos em um ano de árduo trabalho nesta gerência, bem como aproveitar o ensejo para confraternizar com aqueles que foram parceiros em 2022. A GAS pretende dar continuidade às parcerias que foram profícuas e já está construindo novas parcerias para o próximo ano. O cuidado com a saúde dos nossos profissionais permanece sendo prioridade para nós”, afirmou o gerente da GAS/Sesp, professor Pedro Ferro.

Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz