Copas realiza reuniões para fortalecer parceria pela saúde dos policiais
Representantes da Comissão Permanente de Atenção à Saúde dos Profissionais de Segurança Pública, Defesa Social e Justiça do Espírito Santo (Copas/Sesp) se reuniram, na manhã dessa terça-feira (03), na Sede da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Vitória, com os representantes da Superintendência, inspetor Amarílio Luis Boni e inspetora Cristina Kuster.
A visita teve como principal objetivo o fortalecimento da cooperação que já existe entre a PRF e a Copas, em prol do desenvolvimento da Pesquisa Diagnóstico. Em relação à visita, o professor Pedro Ferro, um dos responsáveis pelo trabalho, ressaltou que é de extrema importância que o cuidado com a saúde mental dos trabalhadores de segurança seja uma prioridade nas agências de segurança, como tem sido notado nas reuniões.
“O entendimento de que o trabalho de cuidado biopsicossocial dos trabalhadores de segurança é de suma importância e isso é compartilhado por todos nós tanto da Sesp quanto das corporações que têm recebido nossas visitas. E na PRF não é diferente”, afirmou o presidente da Copas, Pedro Ferro.
Representaram a Copas nessa visita, o professor Pedro Ferro e a psicológica Márcia Tirre.
Visita à vice-prefeita de Vitória
Na tarde dessa quarta-feira (04), os representantes da Copas, professor Pedro Ferro e a socióloga da GAS/Sesp Carolina Appel, visitaram a vice-prefeita de Vitória, Capitã Estéfane Franca Ferreira. O encontro ocorreu no gabinete da da vice-prefeita e teve como intuito alinhar as ações voltadas para o cuidado mental dos trabalhadores da Segurança Pública do Estado.
O encontro contou ainda com a participação da pedagoga da Gerência de Formação e Atenção Psicossocial da Guarda Civil Municipal de Vitória, Fabricia Freitas, uma vez que a Guarda também faz parte das agências cooperadas à Copas.
Segundo o professor Pedro Ferro, a conversa foi importante para demonstrar a preocupação da Copas e da Prefeitura de Vitória, em relação à saúde de todos os trabalhadores de segurança do Estado.
“Esta conversa selou a compreensão de que todos os trabalhadores de segurança do Estado têm sua saúde como objeto de preocupação da pesquisa que está em desenvolvimento pela nossa Comissão Interinstitucional”, disse o professor Ferro.
Vale destacar ainda que tanto a PRF quanto a Guarda Municipal fazem parte da Copas, sendo uma das inúmeras forças de segurança auxiliadas pela Comissão.
Para saber mais sobre a pesquisa desenvolvida pela Comissão, acesse o site: https://sesp.es.gov.br/o-que-e-3 ou ligue (27) 3636-1582.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com