18/10/2017 12h32

Capacitar para Transformar: agentes de segurança iniciam formação

Agentes de segurança que atuam no município de Vila Velha iniciaram, na manhã desta quarta-feira (18), os encontros do projeto ‘Capacitar para Transformar’. Essa é a segunda etapa da ação, que conta com a participação de policiais e civis, bombeiros, guardas municipais e membros do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES).

Iniciativa da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), o projeto tem como objetivo promover maior integração e participação social na discussão das políticas públicas para a área da segurança, criando uma rede integrada de capacitação e transformação social.

A abertura dessa segunda etapa contou com a participação do secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), André Garcia; da subsecretária de Integração Institucional, Gracimeri Gaviorno; e da diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, que destacaram o papel do trabalho em conjunto e das atitudes individuais para a mudança da realidade.

“Esse contexto de interatividade e parceria vai nos permitir evoluir com ações de segurança pública. Deposito muita confiança no curso, para que a sociedade tenha compreensão do papel que a polícia desempenha, mas também contribua no processo de segurança. É preciso que um conheça a realidade e necessidades do outro", disse André Garcia.

Para a subsecretária Gracimeri, a proposta é gerar uma maior interação com as comunidades. “Para que isso acontecesse de forma prazerosa, estamos promovendo etapas com lideranças e agentes de segurança, de forma separada. Em um terceiro momento integramos todos e debatemos ações. O modelo diferenciado do curso é tratar as ações de forma regionalizada. Para que não haja perda de foco".

Conheça o projeto

O ‘Capacitar para Transformar’ faz parte de um projeto maior da Sesp intitulado ‘Diálogos com a Comunidade’, cujo intuito é promover uma aproximação entre a sociedade, o poder público e os agentes que realizam o trabalho de segurança. Vila Velha é o segundo município beneficiado pela iniciativa.

A primeira experiência foi realizada em Serra, também em três momentos. No primeiro, representantes da sociedade passaram pela capacitação, com encontros realizados na Associação de Moradores de Eurico Salles. Depois, foi a vez dos agentes de segurança, passaram pela formação da Esesp. Por fim, os dois públicos estiveram juntos em sala de aula para debater juntos temas relevantes. 

De acordo com a diretora-presidente da Esesp, essa troca de experiência tem sido importante para gerar parte dos conhecimentos necessários que o setor público precisa. “A construção de políticas precisa levar em consideração a voz e a experiência daqueles que serão os principais afetados por elas. Estamos vendo um importante espaço de diálogo que vai gerar frutos muito positivos”, disse Dângela.

Informações à Imprensa:

 Assessoria de Comunicação da Esesp

Renan Correia Chagas

renan.chagas@esesp.es.gov.br

Tel.: 3636-6720 / 3636-6719

Assessoria de Comunicação da Seger

Vitor Possatti Rodrigues

Tel.: 3636-5206 / 99949-6018

Texto: Renan Chagas e Júnior Costa

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI