04/10/2023 11h20

BPTran flagra 114 recusas e 23 inabilitados no final de semana

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), durante as ações de fiscalização, tem flagrado algumas infrações de forma recorrente. Duas delas geram bastante risco aos usuários das vias públicas: a combinação álcool e direção e condutores inabilitados.

Embora esteja engajado em levar esclarecimento aos mais diversos públicos em relação às condutas adequadas no trânsito e, concomitantemente, reforçar as ações de fiscalização, militares da Unidade Especializada têm registrado de forma recorrente algumas infrações de elevado risco aos usuários das vias públicas. Duas delas são condutores inabilitados e motoristas alcoolizados.

Como de costume, as fiscalizações do Batalhão de Trânsito ocorreram em diversos pontos da Grande Vitória, em diferentes dias e horários. Apenas no último final de semana, foram flagrados 114 condutores que se recusaram a realizar o teste de alcoolemia, além de outros 23 que não eram habilitados.

O cenário é preocupante, considerando-se o aumento comparativo entre 2022 e 2023 no número de recusas, como relata o subcomandante do BPTran, major Flávio Cavatti.

“De janeiro a agosto de 2023, foram 5.290 recusas, um aumento de quase 70% em menos de um ano. Considerando-se que as consequências administrativas são as mesmas para quem for flagrado dirigindo sob efeito de álcool e quem recusa a ser submetido ao teste do etilômetro, temos o forte e preocupante indício de que milhares de pessoas insistem em beber e dirigir, e o número só aumenta”, disse o major.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 70% dos sinistros com resultado morte envolvem condutores alcoolizados. Apesar disso, não há previsão de mudança desse cenário.

Em relação aos inabitados, em 2022, o BPTran flagrou 1.999 condutores. Este ano já foram 2.063 flagrantes. Um risco enorme à segurança viária.

O Batalhão da Polícia de Trânsito tem atuado em duas frentes: a fiscalização e a educação. Até agosto, foram quase 70 mil abordagens, com o registro de 49.478 autos de infração. Já no quesito educação, são dezenas de instituições atendidas, contemplando milhares de pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

O comandante do BPTran, tenente-coronel Fonseca, alerta para os riscos e necessidade de mudança de conduta.

“São milhares de mortes evitáveis todos os anos, o que reflete o elevado potencial de letalidade que o trânsito apresenta. As mudanças não são de responsabilidades específicas, mas exigem a participação de todos nós; de uma educação que começa em casa, perpassa a escola e exige a mobilização de toda sociedade civil organizada. São ações que abarcam a engenharia de tráfego, a conscientização social e, por fim, a fiscalização”, afirmou o comandante.

O BPTran realiza, em média, três fiscalizações diárias, em toda Grande Vitória. Os focos principais são documentação, condições veiculares e lei seca.

Assessoria de Comunicação da Polícia Militar
Fernanda Bollis / Priscila Barcelos