31/05/2022 16h28 - Atualizado em 31/05/2022 16h30

BPMA realiza solenidade de formatura do Proefas

Nesta quarta-feira (1º), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizará a solenidade de formatura do Programa Educacional de Formação de Agentes Ambientais Sustentáveis (Proefas). A solenidade, que abre as comemorações do Dia Nacional da Educação Ambiental, celebrado no dia 03 de junho, tem início às 18h15, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Suzete Cuendet, em Maruípe, Vitória.

O Proefas é um programa desenvolvido, primeiramente, em quatro encontros, todos em ambiente escolar, em que são abordados diversos temas, como a água, a flora, a fauna e os resíduos sólidos. Em seguida, após aplicação de todo o conteúdo teórico, acontece a segunda parte do programa, que consiste em tirar os estudantes do ambiente escolar e levá-los a um local onde possam fazer contato com a natureza e colocar em prática tudo que aprenderam anteriormente.

O programa é uma fonte importante de aprendizado para preservação do meio ambiente e vem se consolidando como ferramenta de Educação Ambiental nas escolas do Estado. Além disso, o Proefas, que foi originalmente planejado e desenvolvido pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e é pioneiro entre as polícias militares do Brasil, também promove a aproximação entre a polícia e as comunidades.

Histórico
No ano de 2016, a equipe de Educação Ambiental da 1° Companhia do BPMA iniciou a idealização de um programa pioneiro entre as instituições policiais do Brasil, carregando consigo o objetivo de transmitir aos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental um aprendizado diferenciado, lúdico e dinâmico, fortalecendo valores e atitudes, a fim de permitir o desenvolvimento, a conscientização socioambiental e, além de estimular a formação continuada da Educação Ambiental nas escolas, por meio de um programa de ações transversais integrada, utilizando ferramentas de aprendizagem adequadas.

Durante cinco anos o Proefas passou por um processo de aperfeiçoamento e muitos testes até ser formalizado e institucionalizado em setembro de 2021.

Assessoria de Comunicação da Polícia Militar
Fernanda Bollis / Priscila Barcelos