08/10/2019 16h14 - Atualizado em 08/10/2019 16h29

BPMA participa de Operação Chauá em Pedro Canário

Teve início nesta terça-feira (08), uma ação conjunta denominada “Operação Chauá”, realizada no extremo Norte do Espírito Santo. A operação conta com a participação de policiais militares da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A ação tem como objetivo coibir as atividades e práticas ilícitas, tais como a retirada e comercialização ilegal de palmito-juçara (Euterpe edulis), caça/tráfico de animais silvestres, fiscalização de barragens irregulares, dentre outros delitos congêneres.

Como resultado, policiais militares que realizavam um ponto de bloqueio na zona de amortecimento da Reserva Biológica do Córrego Grande, em Pedro Canário, abordaram o cidadão J. F. N. e, em seu veículo, Chevrolet S10, foi encontrada uma arma de fogo, do tipo Garrucha, marca Choke, calibre 36 modificada, de numeração 2236, juntamente com 13 munições intactas, também no calibre 36.

Ao ser indagado sobre a permissão e documentação relacionadas ao porte e/ou posse da arma de fogo, o indivíduo informou aos policiais que não possuía. Diante do flagrante de porte ilegal de arma de fogo, foi dada voz de prisão a J.F.N., sendo o cidadão conduzido, juntamente com a arma e munições à Delegacia de Polícia Civil do município de Pedro Canário.

O comandante da 3ª Companhia do BPMA, capitão Fabrício Pereira Rocha, informa a área de atuação da Operação Chauá: “A fiscalização está sendo realizada no interior e entorno regional das Unidades de Conservação Federais do extremo norte do Estado do Espírito Santo, abrangendo a Reserva Biológica do Córrego do Veado, Reserva Biológica do Córrego Grande e Floresta Nacional do Rio Preto, situadas nos municípios de Conceição da Barra e Pinheiros”, destaca. 

 

 

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES: 
CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718 
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES: 
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA 
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard