BPMA apreende 23 pássaros silvestres em cativeiro no município de Santa Maria de Jetibá

Uma equipe do 3º Pelotão da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreendeu no último sábado (27), 23 pássaros silvestres da fauna brasileira, que estavam em cativeiro ilegalmente.
Os militares intensificam a fiscalizações nesse final de semana onde foram apreendidos no total 13 trinca-ferros, sete apa-capins, dois curiós, um catatau e 23 gaiolas. Os pássaros da espécie curió e catatau estão em processo de extinção.
Os pássaros foram encaminhados para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (CEREIAS) onde passarão por avaliação feita por profissionais especializados e após readaptação serão postos em liberdade em seu habitat natural.
Os responsáveis não possuíam a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente e foram autuados pelos crimes ambientais, conforme a Lei nº 9.605/98 assinando um termo se comprometendo a comparecer em juízo quando convocados.
De acordo com a Lei 9.605/98 o BPMA ressalta que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a autorização obtida poderá responder pelo crime que tem como pena a detenção e multa.