Alerta!ES é reconhecido como exemplo de Boa Prática pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil
O Sistema Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres (Alerta!ES), do Governo do Estado, foi reconhecido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) como exemplo de Boa Prática no eixo temático Estruturação de Órgãos de Proteção e Defesa Civil.
A seleção começou em junho deste ano, quando a SEDEC publicou o edital de abertura das inscrições. O objetivo da seleção foi formar um Banco Nacional de Boas Práticas, difundindo iniciativas de Estados e Municípios que alcançaram bons resultados. O Sistema Alerta!ES concorreu com iniciativas de todo o Brasil dedicadas à prevenção e mitigação de desastres ocasionados por eventos climáticos extremos. Sete projetos foram selecionados no eixo temático que contemplou a iniciativa capixaba.
O Sistema Alerta!ES integra o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil (Siepdec), coordenado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC). A finalidade do sistema é ser uma estrutura integrada de planejamento, ordenação e análise das informações de mapeamento, monitoramento, previsão e alerta de eventos extremos que se caracterizem como risco e ameaça de desastres naturais.
O Sistema Alerta!ES é composto pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec); Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh); Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema); Instituto Jones Santos Neves (IJSN) e Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan).
“O grande diferencial é o trabalho conjunto entre diversas agências, fato que não é comum em outros estados. O Sistema Alerta!ES possibilita reunir, analisar e tratar dados obtidos pelos diversos órgãos, conferindo mais precisão nas informações e mais agilidade na tomada de decisões frente a eventos climáticos extremos. Nosso sistema é motivo de elogios por parte de outros Estados e do Governo Federal”, afirmou o coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Hekssandro Vassoler.
Outro importante ponto de destaque é a divulgação de informações de forma coordenada e homogênea, por meio do portal alerta.es.gov.br. O site reúne boletins e documentos relacionados a eventos hidrológicos, meteorológicos, geológicos e outros, além de previsões climáticas e alertas, podendo ser acessado por qualquer pessoa.
Texto: Camila Ferreira
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa do CBMES
Camila Ferreira
(27) 3636-9928 / 99231-5157
sesp.ascom@gmail.com